![]() |
Clique na foto para amplia-la |
Uma pessoa isolada pode ter seu limite mais ou menos estendido, se comparada ao que não pode escolher, quando envolvido num grupo. Em adolescentes vemos com mais clareza esta mudança de comportamento do individual ao coletivo.
Somos moldados por fatores internos e externos. O mérito da capacidade que um ou outro têm de definir limites é um assunto sensível e, provavelmente, estudado a exaustão nos meios acadêmicos.
O fórum interno tem parâmetros no desenvolvimento da inteligência, moral, ética, educação formal (ou educação social) e definição religiosa. Fazemos ou deixamos de fazer por uma leitura e interpretação, onde o peso de cada item citado acima é estabelecido numa montagem mental complexa.
Somos, também, influenciados por um grupo de fatores externos. O mais forte é o ordenamento jurídico. Quanto mais rigoroso e presente, maior sua capacidade de determinar condutas.
Os conjuntos sofrem enormes influências da cultura e família, talvez o fator determinante para cada grupo de tudo que foi falado. Somos vitimados, desde o nascimento, pela influência de todos estes fatores na formação de quem consigueremos ser.
Um exemplo simples e inofensivo é a alimentação. Nosso ambiente vai praticamente selar o que vamos comer e beber pelo resto de nossas vidas. Os exemplos que rompem a regra são inválidos para descaracterizar que vamos ter noções de valores nesta área humana que vão blindar nossos olhos para o mundo. A memória gustativa é muito forte...e companheira inseparável da papinha a sopinha da quarta idade.
Se na alimentação conseguimos passar longe da polêmica gratuita, outras áreas são inflexíveis e qualquer opinião pode destampar um vulcão de emoções. Somos mais ou menos rígidos pela influência da cultura, religião, família e consequente formação moral.
Aprendi que a moral é construída do zero, como qualquer outro ativo (ou passivo) que vamos adiquirir no tempo que podemos aprender.
A mente - e suas interpretações do mundo - vai ser formada pelo modelo de educação que adotarmos. Sendo um repositor de informações limpo, o cérebro humano saudável é formado sem uma programação definida. É diferente dos computadores que compramos e somos obrigados a operar com um sistema operacional universal. A mente humana sadia vai ser construída...para o bem ou para o mal.
É sob esta premissa que assumimos posições na vida adulta. Recebemos uma mente limpa e pronta para ser programada. A sorte da nossa vida vai determinar o que vai acontecer com nosso computador de pescoço. Tudo vai acontecer...e tudo vai se definir. E assim é a MORAL, UM ELEMENTO CRÍTICO DA FORMAÇÃO DE TODOS NOSSOS JULGAMENTOS E AVALIAÇÕES.
EDUCAÇÃO E MORAL = A VOCÊ, EU E TODOS.
ISSO É MUITO GRANDE...E DEVERIA RECEBER O TRATAMENTO MAIS ADEQUADO DOS PROCESSOS SOCIAIS QUE FORMAM O CIDADÃO.
VOCÊ ESTÁ LENDO ESTE TEXTO COM BASE EM MILHARES DE INFORMAÇÕES QUE NUNCA PODE CONTROLAR...NEM NINGUÉM, COM CONHECIMENTO, CONTROLOU POR VOCÊ.
E ASSIM NASCEMOS, CRESCEMOS E VIVEMOS...SEM UMA ORIENTAÇÃO ADEQUADA PARA FORMAR INTELIGÊNCIA E MODELO DE INTERPRETAÇÃO.
É OU NÃO É ASSUSTADOR???
Para quem tem DEUS no comando, nada é assustador, caro Marco. abçs
ResponderExcluirVerdade inquestionável!!!
ResponderExcluir