Ou o que é imoral?
O que é ético?
Ou o que é anti-ético?
Pergunte as pessoas próximas se elas conseguem entender (ou explicar) o significado de cada uma dessas palavras - usadas milhares de vezes num momento em que se discute valores socias - e sua dimensão na vida da comunidade.
É provável que não. Eu tentei...e vivi a dificuldade.
Como é formada sua visão ou opinião de um fato?
Qual a intensidade que 'moral e ética' terão na forma como você define o mundo?
Em que contextos sociais seríamos melhores - para nós e para o mundo - se tivéssemos melhor entendimento da real dimensão dessas palavras?
Estamos em choque...você, eu e demais pessoas da nossa comunidade.
Uma tragédia é exatamente isso...uma bomba inesperada que explode em nossas vidas!!!
Você pode ter alguém que foi 'drenado' da vida no rio...de...Janeiro...ou você pode estar vivendo a tragédia como cidadão. De qualquer forma, você está sofrendo. E por que?
Por um senso comum de humanismo que aprendemos desde o nascimento.
A vida já me ensinou que podemos aprender conceitos de vida que temos no nosso DNA, mas que não compreendemos.
Minha experiência maior é meu filho.
Não frequentei escola de pais. Meu filho nasceu e era um ignorante completo no trato de educação infantil, pedagogia, alimentação e ambiente emocional adequado à criança.
Fui colocado nos ringues e surrado...surrado...encurralado e surrado.
Hoje sei que eu e milhares de outras pessoas - em todo o mundo - são despreparadas para a maior missão da vida: educar um filho e prepará-lo para a vida.
Tenho um compromisso com o 'conceito do nosso blog'. Quero abrandar o tema e voltar a momentos de alegria e entretenimento.
Peço que me permitam, neste artigo, apelar à Professora Elisabeth Oliveira Lima.
"Beta, nossas referências morais são superficiais, assim como nosso conhecimento sobre educação. Você salvou minha família, quando pode guiar a educação do meu filho na minha ausência (motivada pela depressão que me acometeu). Sei do seu amplo conhecimento da moral e sua formação. Está evidente que precisamos falar disso, com a mesma profundidade que já ouvi você falar sobre meu filho e sua melhor educação. Estive numa palestra que você ministrou sobre moral. Sei do seu grau de conhecimento e 'expertise'. Precisamos de luz...este campo é confuso. Errar aqui é confundir conceitos que podem enterrar uma sociedade inteira. Gostaria que você pensasse em mobilizarmos um canal para falar especificamente deste tema. Sei que você já está fazendo palestras, mas minha proposta é abrir caminho para um avanço maior e mais abrangente. Por favor, considere o assunto e conte com todos os que precisam do esclarecimento moral para interpretar um mundo tão sistematicamente bombardeado com ações e atitudes dúbias."
Nenhum comentário:
Postar um comentário