Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FARINHA DE TRIGO: E a farinha, hein?

O desenvolvimento do pão - e sua relação com o homem - é uma história belíssima, narrada em alguns excelentes livros. Em cada pedaço do mundo existe uma tradição milenar do pão que acompanha seus povos.
Imagino a surpresa que foi para o felizardo que por puro acaso criou o pão. O camarada deve ter ficado mais popular que o 'Rei da Pérsia'!!!

No ocidente moderno, a farinha mais utilizada na preparação de pães é produzida do trigo. Essa preferência pode estar relacionada a textura do pão. Apesar da profusão de tipos de farinha e do vasto repertório de excelentes pães, ainda assim continuamos fiéis ao trigo.

Misturada a água e exercitada (momento da sova), a proteína - encontrada na composição do trigo - forma o 'glúten', responsável direto pela elasticidade da massa.
É nesta característica (formação do glúten) que está o fundamento da estrutura e sustentação do pão fermentado, item inconfundível na textura de uma baguete francesa.
Por ser tão importante, a boa farinha de trigo é ponto de partida na preparação de alguns pães. Sem a possibilidade da formação de uma boa estrutura 'NATURALMENTE OBTIDA' da proteína sovada, os produtores usam reforçador. 
INFORME-SE. NADA PODE SER MAIS ÚTIL QUE PERGUNTAR.

No varejo tradicional, encontar uma farinha de qualidade - essencial para fabricação de pães que necessitam de alto teor de elasticidade da massa - é um desafio MONSTRO.
Sem uso do 'reforçador' químico, é preciso ser criativo para elaborar receitas que possam atingir bom nível de qualidade, a despeito da falta de proteína na composição da farinha.
Sabendo disso - e querendo tornar o 'Pão da Paz' um movimento nacional - criamos receita e método de fabricação aplicáveis em qualquer cidade do Brasil. 
Só Deus para guiar minhas mãos...e o senso de padeiro que herdei de uma boa alma!!! 

Embora sem qualquer vínculo comercial, para o 'Pão da Paz' recomendamos a farinha BOA SORTE tradicional, tipo 1. Testamos outras farinhas, mas aquela que deu melhor resultado - para nossa proposta - foi a BOA SORTE, que por sinal carrega no nome algo bastante sugestivo para o projeto.
Por hora fui...mas vou 'get back'! Buenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário