Páginas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SEGUNDO: Porque o 'levain' é ciência....

O 'levain' é ciência porque para ser produzido - da primeira a última atividade - tudo tem uma motivação científica e nenhuma motivação artística.
Cada pequeno detalhe é parte de um processo em que, o único fim, é chegar a 'formulação científica'.
O 'levain' perfeito é aquele que atinge o resultado de fermentar e, por consequência, aerar a massa, conferindo ao pão textura, aroma e sabor desejados quando do início da sua preparação. ISSO É CIÊNCIA PURA!!!

Como num processo científico, o resultado só pode ser repetido - centenas de vezes - se não houver mutação das variáveis. Do contrário, é outra formulação e outro resultado.

Panificação é ciência...e alguma arte. 

Deixar de lado a necessidade de encarar cada receita como fórmula é um descaso profissional, do mesmo tamanho de um farmacêutico que resolva formular uma receita dos seus experimentos pessoais e abrir mão da prescrição médica.
Você tomaria esse remédio??? Tomaria??? OOOhhh, meu, que isso...o curíntia jogou muito...o jogo tava difícil...VOCÊ NÃO VAI QUERER SOAR IGUAL TORCEDOR, VAI???
Sendo este o sentido de toda a prosa, comigo: PÃO É FÓRMULA E FÓRMULA É CIÊNCIA. Fechado???

Então, ôôô seu 'Pão da Paz', padeiro e farmacêutico são a merrrrma coisa???
Não, a receita do padeiro toma-se com vinho...já a do farmacêutica, toma-se com água.
Capiche???

Como formulação científica - e dada a falta de absoluto controle laboratorial para o acompanhamento do processo - é por tentativa e erro que chegamos ao melhor 'levain' na formulação, mas definido o caminho - e repetido o resultado em muitos experimentos - você pode dizer que tem a fórmula. É a repetição da SUA fórmula que vai conferir a ela o caráter DE RECEITA.

TESTAMOS A DO 'PÃO DA PAZ' EXAUSTIVAMENTE...E HOJE SABEMOS QUE NOSSO 'LEVAIN' FUNCIONA E DÁ O RESULTADO QUE TANTO DESEJÁVAMOS...DIGO PELAS PESQUISAS DE CAMPO...ONDE DEVORADORES DE PÃES JÁ DERAM SEU VOTO DE LOUVOR AO 'PÃO DA PAZ'. HABIAMOS PANE!!!
Agora fui...mas vou 'get back'! Buenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário