Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

TERCEIRO: Produção do 'Levain'

Com a afirmação peremptória de que 'levain' é um processo científico, vamos às considerações finais:

1. Existem muitas 'fórmulas' para conseguir o 'levain';

2. A nossa foi desenvolvida no Rio de Janeiro, sob condições climáticas e características do ambiente da Zona Sul;

3. O significado disso é simples: o resultado da ação da fórmula - obtido aqui - pode ter variações em outros locais de climas distintos;

4. Temos a noção exata da formulação, mas falta controle laboratorial para apresentar análises micro-biológicas detalhadas das etapas da evolução do processo;

5. Nosso 'levain' foi testado com farinha e fórmula que indicaremos;

6. Obtivemos pães frescos maravilhosos, com textura, aroma e sabor bem definidos por forte influência do nosso 'levain';

7. Sugiro que você obedeça rigorosamente a proposta de formulação do 'levain' que faremos amanhã antes de tentar a sua;

8. Em caso de dúvidas, você tem este canal de comunicação para buscar informações;

9. Ter o seu 'levain' - e fazer o pão a partir dele - é uma sensação inigualável no mundo da panificação;

10. O 'levain' não resolve a questão da fraqueza da proteína na farinha, por isso nossa receita (ou fórmula) foi adaptada para chegar ao pão de qualidade, mesmo com a falta de elasticidade da massa com mais proteína. O resultado é um pão maravilhoso, aerado, mas com estilo diferente de uma original baguette francesa.
Nosso miolo é necessariamente mais denso. Se perseguirmos uma fermentação mais longa, na tentativa de aerar ainda mais a massa, vamos dar chance ao fermento de alimentar-se de todos os açúcares da fórmula sem conseguir aeração com elasticidade.
A massa vai ficar inelástica e o pão vai perder muito em qualidade.
A farinha que usamos tem um ponto adequado de elasticidade. Chegar a esse ponto é o momento certo de assar o pão.

Com estas lembranças em mente, vamos ao nosso momento 'mágico'.
Deste instante em diante, você é um cientista do pão...e sua vida vai mudar. Dominar o 'levain' vai contaminar você pelo gosto e prazer de fazer pão....e digo com segurança, para o resto de sua longa vida!!!

Sempre foi meu sonho dizer: "atenção senhoras e senhores, apertem o cinto porque vamos decolar"...olha só, disse. É isso, apertem os cintos porque o 'Pão da Paz' vai levar você a lugares nunca dantes visitados.
Seu coração e mente vão viver emoções novas, iluminadas e puras. Fazendo pão para você, amigos e família, sua proximidade de Deus aumenta e a sensação de paz é colossal.

Amanhã a receita. Compre um kilo de maçãs fuji da melhor qualidade, repletas de bons açúcares e sabores. Maçãs firmes e prontas para o consumo, do tipo usado em desenhos animados americanos, em que o urso flutua atrás do aroma da torta que está saíndo do forno.
Amanhã....fórmula completa, passo-a-passo.

Então, fui...mas vou 'get back'! Buenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário