Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

INTRODUÇÃO: E A RECEITA DO PÃO DA PAZ É????

....palmas e vivas em todo o auditório.
Um movimento incomum de entrega de flores.

Mulheres e homens ajeitando as vestimentas para o grande momento.
Mídias enlouquecidas esperando o resultado.

E de longe, vem o grito: 'rodem as máquinas...é o 'Pão da Paz'!!!!

PRONTO, VOCÊ ESCOLHEU E O POVO URRA...MÃOS A OBRA...OU MELHOR, MÃOS A MASSA.


Aos ingredientes:

1. Farinha de Trigo BOA SORTE tradicional tipo 1.......1 Kg.
2. Sal refinado.............................................22 gramas.
3. Açúcar refinado branco................................26 gramas.
4. Fermento Natural Líquido.............................350 gramas.
5. Líquido das maças fermentadas......................340 gramas.

O que conhecemos como 'receita' - na linguagem de alimentação profissional - é ficha técnica. Existem centenas de modelos. Umas melhores...outras incompletas.
Uma boa ficha técnica deve permitir que um leigo - total e absoluto - leia e consiga entender o passo-a-passo. Portanto, tudo é relevante. 

Como na descrição das etapas, o item um é definir a receita. Só com uma receita em mãos você pode comprar ou separar os ingredientes necessários.
É sempre bom indicar o nome do fabricante e especificações de cada item. Mesmo o que parece uma comoditie, sem importância, pode ter enormes diferenças entre as múltiplas marcas de mercado.
No caso específico do 'Pão da Paz', como o objetivo é permitir que o pão possa ser produzido em qualquer canto do Brasil, a única especificação de marca é da farinha, em função de ter distribuição nacional e dar um resultado bastante superior NA RECEITA DO 'PÃO DA PAZ'.
ISSO NÃO SIGNIFICA DIZER QUE OUTRAS MARCAS SEJAM INFERIORES....NÃO, NÃO, NÃO...APENAS NOS TESTES QUE REALIZAMOS A BOA SORTE SE MOSTROU MAIS ADEQUADA.

Temos falado, com frequência, no fermento natural ou 'levain'. Inclusive fizemos uma sequência de fotos em exposição no 'PEACE BREAD MUSSI' DO FACEBOOK. Amanhã vamos retomar o tema, com todos os detalhes necessários.

Na ficha técnica devem constar TODOS os itens necessários ao preparo da receita, incluíndo utensílios, equipamentos, ou outro material que vá ser aplicado na elaboração do produto. Se vai ser utilizado, é porque tem função. E se tem função, precisa ser mencionado e claramente definido.
Nossa 'ficha técnica' vai ser completa, incluído fotos, vídeos, autógrafos, visão parcial da careca em expansão, óculos de perto e longe.....e tudo mais que você precisa para executar a receita com maestria!!!!
Fui...mas vou 'get back'...buenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário