Enquanto você tomava seu fermentado de uvas (ou de cevada), nosso fermentado estava ligadão...comendo as delícias da farinha de trigo e formando o 'levain'.
Já foram as horas necessárias para atingirmos o ponto adequado do nosso fermento biológico natural/artesanal a base de líquido de maçãs fermentadas.
Está no ponto...just ready to rock!!!
Pela foto, você pode ver que, como dissemos ontem, o preparado ficou ali - naquela posição sossegada - durante a noite de reveillon.
Encoberto nos panos, mal pode sentir o agito das ruas...por isso nem deu bola para fogos e outras cositas mais...ficou comendo e bebendo...e o resultado é um super 'levain'.
OLHA ELE AÍ GENTE!!!
QUE TRANSFORMAÇÃO FANTÁSTICA...É UM PROCESSO NATURAL, CIENTÍFICO, QUE ENVOLVE MICROBIOLOGIA E QUÍMICA...E A NOSSA AJUDA, É CLARO!!!
Temos 'levain'. Agora você pode pensar nos próximos passos, até chegar ao pão, nosso 'PÃO DA PAZ'.
Vou tomar algumas providências, mas queria compartilhar logo pela manhã - do dia primeiro do ano - a maravilha do nosso experimento 'científico caseiro'.
As próximas dicas virão hoje, com mais fotos e textos complementares, mas festeje seu 'first' fermento 'levain'.
Vou bem rápido fazer meu 'PÃO DA PAZ'...ME AGUARDEM QUE VOU 'GET BACK'. BUENAS...SEMPRE.
Algumas perguntas:
ResponderExcluira) O restante do líquido pode ser guardado para preparar o próximo levain? Nesse caso, devo guardá-lo na geladeira? Por quanto tempo isso pode ser feito?
b) Posso adaptar qualquer receita de pão substituindo o fermento fresco ou seco pelo levain? Como saber que quantidade devo usar?
c) Que receita você sugere?
Obrigada,
Matilde
Obrigado Matilde.
ResponderExcluirVamos lá:
Depois de preparado, seu líquido é a soma da água (2 Kg); das duas utilizações de cerveja (700 gramas); e das duas pesagens de açúcar (300 gramas). As maças vão ser retiradas.
Do total do líquido, você vai usar 1.5 Kg para fazer o 'levain'. O que sobrar, fica na geladeira para ser usado na receita do 'PÃO DA PAZ'. Ok?
O líquido na geladeira mantém-se por 2 semanas.
O 'levain' poderia ser adaptado a qualquer receita, mas a substituição é complexa. Nosso 'levain' é uma pasta e na sua dosagem já traz uma quantidade de líquido adequada a nossa receita.
Teríamos que convertar a outra receita, levando em consideração a relação dos líquidos utilizados.
Esse processo seria bastante trabalhoso.
Lembre-se o que publiquei antes: existem tipos e tipos de 'levain'.
Não há uma receita única.
Nosso objetivo era produzir um 'levain' que pudesse ter sobrevida; que pudesse ser preparado por uma pessoa sem o conhecimento profissional; e que conferisse ao 'PÃO DA PAZ' um sabor e textura especiais.
Isso significa dizer que o 'levain' que apresentamos está formulado para nossa receita. Vamos produzir muitas novas receitas a partir do nosso 'levain'...mas, por enquanto, minha sugestão é que você siga a outra receita conforme a especificação do fermento indicado. Seria muito arriscado tentar mudar sem algumas experiências de teste...e dependendo, isso pode consumir horas de trabalho.
Aproveitando sua pergunta, é bom alertar a todos que as receitas do 'Instituto Mussi' serão criadas por nós.
Preferimos usar receitas próprias.
Além da questão autoral, ficamos melhores servidos quando vivenciamos todo o processo de criação.
Isso gera um enorme conhecimento das reações em todo o processo...o que nos diferencia no momento de responder questionamentos como o seu.
Em verdade, como disse acima, sugiro a receita ou fórmula do 'PÃO DA PAZ', que foi pensada e elaborada para não profissionais. A receita vai ser republicada hoje.
Espero ter atendido suas dúvidas.
Fique a vontade para voltar a nós se precisar de mais informações.
Nosso desejo é que você consiga fazer bem o 'PÃO DA PAZ' e que, a partir do nosso pão, tome gosto e siga produzindo seus pães artesanais.
Muito obrigada!Vou aguardar a receita, então.
ResponderExcluirEstou impressionada com a feitura do Levain.
ResponderExcluirLindo processo !!!! Vou passar essa virada de ano com meus irmãos e vou fazer o Pão da Paz para eles. Vou deixar um na mesa em homenagem a você.
Muito obrigado, amigo por todas os fatos aqui escritos e pelo passo-a-passo do Pão da Paz. Me iluminou...
Ciao,
Malu Garcia.