A sova é uma palavra chave na execução de 'pães de trigo com glúten'.
O mundo tem estágios - e as alergias também. Estamos no tempo do glúten. COMO EU TENHO TUDO...ESSA AINDA NÃO FUI INVESTIGAR...VAI QUE...SÓ DE PENSAR, JÁ ME DÁ COCEIRA!!!
É do exercício...fricção...ação...trabalho do padeiro, na massa do trigo, que o glúten vai desenvolver-se. E o glúten é um produto da mistura da 'proteína do trigo' e 'líquido'...quando ativado. Para acontecer, a mistura de líquido e proteína do trigo precisa do trabalho manual do padeiro ou da máquina. MISTURAR SÓ NÃO FORMA GLÚTEN!!!
Defendo, até depois da vida no planeta terra, que padeiro deve usar as mãos. Se há necessidade de máquina...é perfeitamente compreensível, mas tem que haver tempo para fazer receitas manuais.
Do contrário, na carteira de trabalho deveria aparecer o registro de 'OPERADOR DE MÁQUINA'!!! NEM PENSE QUE HÁ QUALQUER POSIÇÃO EXACERBADA NESTA POSTURA, É UMA QUESTÃO PROFISSIONAL.
Você já imaginou ir ao cabeleireiro e um robô cortar seu cabelo???
É...pode acontecer um dia...mas será que vai ter uma pessoa do lado dizendo-SE profissional e pedindo caxinha de Natal???
Então, padeiro usa as mãos...é com elas que pode interpretar a massa...perceber nuances...mudança na farinha...sensação do ponto adequado de elasticidade.
EU AMO ESTA PROFISSÃO...e quantas pessoas carregam no nome o 'sobrenome BAKER'??? Você acredita que é porque gostam de pão???
NO, NO, NO, é porque a família era de origem 'da profissão de padeiro'.
Houve um tempo em que, para identificar o JOHN, havia o JOHN PADEIRO; O JOHN SAPATEIRO; O JOHN FERREIRO; e todos os JOHNS e profissões da época. EU SERIA MARCO PADEIRO, ou MARK BAKER. Tá bom???
Sovar é o verbo que vai dar à massa de trigo a elasticidade necessária para manter o gás da fermentação aprisionado na massa. Quando os microrganismos se alimentam e produzem CO2, a massa de pão - com glúten - tem elasticidade para reter os gases e aumentar de volume.
Daí a enorme apreciação do pão de trigo, VOLUME X TEXTURA. A possiblidade de reter os gases da fermentação na massa e formar uma 'baguette francesa' - crocante na crosta firme e leve na aeração do miolo - é uma fórmula perfeita!!!
A receita do 'PÃO DA PAZ' pode ser preparada com uma sova suave. Você não precisa movimentar-se como um liquidificador preso à tomada!!!
Com carinho...vá e volte, usando a parte interna da mão (palma) na massa. Seja cadenciado. Com alguma prática, você vai definir SEU RITMO. É muito agradável sentir a massa formar-se e perceber sua elasticidade. É um dos prazeres de fazer pão...
Meus bons amigos...agora fui...e por hoje já não vou 'get back'...MAS AMANHÃ...BUENAS..VISTA SOCIAL CLUB...
Nenhum comentário:
Postar um comentário